Dicas para aproveitar melhor seu smartphone moto G

Moto G (ShowMeTech)

ATUALIZAÇÃO #6 (16/01/14) – Adicionados: Moto G com alma de Nexus 5: utilizando a Google Experience Launcher / QuickOffice como gerenciador de arquivos / Compartilhando arquivos ou músicas via bluetooth pelo QuickOffice / Sincronizar contatos do Facebook (e suas fotos).

Com opções para todos os bolsos, estilos e necessidades, o smartphone acessível e de alto desempenho da Motorola chegou com tudo. Destrinchamos o aparelho e compilamos algumas dicas para que você aproveite melhor seu Moto G (veja nosso review aqui). Confira:

Já cortou seu chip?

Este é mais um lembrete do que uma dica. Se você vêm de um aparelho com o modelo comum de cartão SIM (chip da operadora), saiba que é necessário portar sua linha para um modelo menor, o Micro SIM (ou cortar seu chip atual). Praticamente todas as lojas especializadas em telefonia móvel fazem esse tipo de serviço. Caso queira, também é possível você mesmo cortar no “olhômetro”, tomando como modelo algum chip nesse padrão. Mas tome cuidado: um corte errado e seu cartão SIM pode ser inutilizado.

Não consegue instalar .apks ou está sofrendo com bugs e erros? Atualize o software do aparelho.

Ao tentar instalar um aplicativo por meio de arquivos .apk, a grande maioria dos usuários do Moto G se deparam com a mensagem de erro “houve um problema de análise do pacote”. Uma das soluções era restaurar as configurações de fábrica do aparelho, mas como a Motorola está dando um show no suporte aos usuários, lançaram um pequeno patch de correção para esse e outros problemas.

Para instalar, é fácil:

  • Conectado em uma rede WiFi, vá em Configurações / Sobre o Telefone.
  • Clique em Atualizações Do Sistema. O aparelho vai encontrar o patch de correção e exibir uma nova tela.
  • Clique em Download via Wi-Fi e aguarde. Depois, é só confirmar. Aguarde a reinicialização do aparelho.

Atualização-Moto-G-ShowMeTech

Use a Migração Motorola para transferir os dados do seu smartphone antigo

Simples, o Migração Motorola torna fácil a tarefa de importar as configurações de um aparelho antigo para o Moto G. Basta fazer o download do aplicativo no seu aparelho antigo clicando aqui, acessar o aplicativo já instalado no Moto G e seguir as instruções na tela.

Migração Motorola - Moto G (ShowMeTech)

Moto Care: solucione todas as suas dúvidas sobre o Moto G

Moto Care é uma central de ajuda para tirar dúvidas sobre o Moto G. Também permite que você acesse suporte técnico por chat ou voz direto do aplicativo, além de sugestões de configurações com base no uso do dispositivo. Ainda é possível acessar o Moto Care na web e localizar, chamar, limpar os dados ou bloquear seu dispositivo. Para habilitar, basta acessar o ícone do Moto Care e fazer login com sua conta Google, ou então ir em configurações / ID do dispositivo Motorola.

ID Dispositivo Motorola - Moto G (ShowMeTech)

É necessário slot microSD quando se têm 50GB no Google Drive?

O título é apenas uma brincadeira, claro. Se você adquiriu qualquer modelo do Moto G, fique sabendo que têm direito a 50GB de armazenamento na nuvem pelo Google Drive, gratuitamente, por dois anos. Iniciativa incrível do Google e especialmente útil para os donos da versão 8GB do Moto G. Para resgatar é fácil: assim que entrar com sua conta Google no Moto G, vá até o aplicativo do Drive. Basta clicar no botão abaixo para resgatar. Nota: só é possível resgatar o espaço em uma única conta do Google, então tenha certeza de que você está utilizando a conta certa.

Google Drive + Moto G - Espaço Armazenamento (ShowMeTech)

Tirar a capinha não é tão difícil quanto dizem…

A capa traseira fica bem presa ao corpo do aparelho, então é normal ter dificuldades para removê-la nos primeiros dias. O grande truque é pressionar o centro da capa enquanto puxa a capa para cima, pelo orifício da entrada mini USB. Depois disso, continue destravando a capa pelos cantinhos, até que a parte de baixo esteja solta. Continue pressionando e, agora sim, puxe de uma vez só. Dá medo, eu sei, mas a melhor forma de aprender é com a prática.

Moto G - Capas Coloridas (ShowMeTech)

Proteção caseira pra lente da câmera

A lente da câmera do Moto G é bem exposta. Se você colocar o aparelho em cima de uma mesa com poeira, por exemplo, pode ter certeza que sua lente vai arranhar (ou pelo menos sujar). Como as capas são removíveis, tive uma ideia: fazer uma proteção caseira para a lente.

  • Compre uma folha de transparência (aquelas folhas A4 de plástico que servem para exibir apresentações em retroprojetor), da mais grossa (sim, a mais grossa continua sendo bem fina).
  • Recorte uma tira em formato de quadrado dessa folha, de forma que cubra o buraco da lente.
  • Agora cole com fita adesiva no lado superior e no lado esquerdo.

Proteção Caseira Para Câmera - Moto G (ShowMeTech)

Pronto! Fica horrível (por dentro), mas por fora é imperceptível. A vantagem é que agora você pode colocar o aparelho em superfícies lisas ou deixar aquele amigo desastrado usar o telefone sem se preocupar com sujeira ou riscos na lente. Nos meus testes, a proteção não interferiu na qualidade da câmera. Pra você que adquiriu o modelo Colors, dá pra fazer em todas as capinhas. ;)

NOTA: lembre-se que essa é apenas uma sugestão. Caso a qualidade das suas fotos diminua, sinta-se livre para remover. Usar cases que criem elevação no aparelho (como as futuras Shells que a Motorola pretende lançar no primeiro trimestre de 2014), devem resolver o problema da exposição da câmera. Portanto ignore essa dica caso você utilize alguma no seu aparelho.

Slow down and dance with me… yeah, slow…

Caso você não sabia, a câmera do Moto G também é capaz de filmar em slow motion, recurso parecido com o do seu irmão mais potente, o Moto X. Claro, seria injusto comparar gravações entre os dois aparelhos, mas não deixa de ser um recurso curioso e divertido. Para ativar, basta clicar no ícone correspondente no aplicativo de câmera.

Slowmotion - Moto G Video Recording

Atualize os aplicativos do sistema ou ocultos

Ao acessar a Google Play Store pela primeira vez, com certeza, várias atualizações dos aplicativos pré instalados no aparelho serão exibidas. Atualize todos, normalmente. Depois, vá em Meus Aplicativos / Aplicativos Instalados e observe: alguns deles ainda constam como não atualizados. Verifique se no canto inferior direito do retângulo do aplicativo há o texto Atualizar. Clique no app e atualize manualmente. Aqui, alguns exemplos de aplicativos que exigiram atualização manual foram o Teclado Google e alguns aplicativos da Motorola, como Radio FM.

Moto G com alma de Nexus 5: utilizando a Google Experience Launcher

A atualização para a versão 4.4 Kit Kat do sistema operacional já está garantida, mas se você quiser, já dá pra ir sentindo um gostinho utilizando a Google Launcher Experience. Extraída por membros do fórum XDA-Developers diretamente do Nexus 5, a Launcher é totalmente compatível com o Moto G. Ela substitui a interface padrão do aparelho, trazendo uma nova tela inicial, novos papéis de parede e um novo menu, mais limpo e fácil de utilizar – além da integração com o Google Now.

Google Launcher Experience - Moto G (ShowMeTech)

Instalando a Google Experience Launcher:
  1. IMPORTANTE! PRÉ-REQUISITO: Atualize o aplicativo Pesquisa Google (Google Search) para a última versão, acessando o Google Play Store / Meus Aplicativos / Atualizar Todos.
  2. Faça o download do arquivo .apk do Google Launcher Experience clicando aqui.
  3. Vá em configurações / segurança e marque a opção “fontes desconhecidas”.
  4. Transfira o arquivo .apk para a memória do seu telefone e abra-o pelo QuickOffice.
  5. Prossiga normalmente com a instalação e toque em concluir.
  6. Após a instalação, pressione o botão home (o botão virtual do meio). Agora, selecione a opção Inicializador e marque “sempre”.
  7. Para ativar a integração com o Google Now, toque e mantenha pressionado num espaço vazio da homescreen até a opção configurações ser exibida. Em Google Now, arraste a chave de “não” para “sim”. Caso seu Google Now ainda não esteja ativado, configure-o.
  8. Para utilizar a integração com o Now, basta arrastar a homescreen para a esquerda. Super prático!

Jogos incompatíveis? Nem tanto…

Por ser um aparelho recente, a Google Play Store oculta alguns games da loja, alegando incompatibilidade, mas isso não é exatamente verdade. Basta fazer o download do aplicativo em outro aparelho, extrair o arquivo .apk pelo AirDroid e instalar no seu Moto G. Esse pulo do gato funciona com jogos gratuitos. Sonic Dash, por exemplo, se mostra incompatível com o G segundo a Play Store. Efetuando o procedimento acima, você consegue jogar tranquilamente o game – sem lags, atrasos ou erros durante o gameplay.

Sonic Dash - Moto G

Áudio estranho no fone de ouvido? Desative o equalizador.

Como bom amante de música, assim que meu aparelho chegou, coloquei os álbuns prediletos na memória e fui testar a qualidade do som nos fones de ouvido. Fiquei decepcionado. As músicas que ouvia perfeitamente em outros dispositivos apresentavam estranhos ecos nas vozes. Descobri que isso acontece porque o equalizador do Moto G, vem (por algum motivo muito estranho) configurado no modo Estéreo 3D. Podemos solucionar esse problema simplesmente desabilitando a equalização do áudio.

  1. Acesse Configurações / Som
  2. Em Efeitos De Áudio, desative os efeitos tocando na chave seletora.
  3. Caso prefira, você pode optar por personalizar os efeitos de equalização.

Equalizador - Moto G (ShowMeTech)

Registre sua tela

É muito simples capturar imagens da tela do Moto G. Basta pressionar e manter por alguns segundos simultaneamente, os botões volume down (o que abaixa o volume) e power (o que liga o celular / trava a tela). Depois é só puxar a barra de notificações e clicar no ícone de compartilhamento.

Captura De Tela - Moto G (ShowMeTech)

Coloque sua música favorita como toque de chamada

Uma das dúvidas mais comuns de quem chega ao mundo do Android 4.x é a questão das músicas como toque de chamada, já que não há a opção de definir um áudio como ringtone direto do reprodutor de música. Podemos resolver isso de forma simples:

  1. Conecte seu Moto G ao computador pelo cabo USB.
  2. Acesse a pasta do aparelho, copie e cole a música desejada na pasta ringtones (se ela não existir, crie).
  3. Desconecte o aparelho, vá em Configurações / Som / Toque Do Telefone.
  4. Observe que a música desejada já consta como disponível para seleção.

Nenhum contato na agenda? Importe os contatos do seu chip.

Se o Moto G é seu primeiro aparelho Android, você pode ter sido surpreendido com um detalhe: os contatos do chip não são importados automaticamente e consequentemente, não são exibidos. Para importá-los para a memória do seu telefone e/ou conta Google, basta clicar no ícone de menu (os três pontinhos no canto inferior direito) e selecionar a opção Importar / Importar do Cartão SIM. Selecione os contatos desejados – ou todos – e clique em importar. Em breve seus contatos serão exibidos.

Importação Contatos - Moto G (ShowMeTech)

Se seus contatos estão salvos na memória interna do aparelho, procure pela opção de exportação. A grande maioria deles permitem que você exporte os contatos como um arquivo de extensão .vcd. Basta exportar, enviar o arquivo .vcd para o Moto G e abri-lo com um explorador de aquivos, como o QuickOffice.

Dica extra: sempre que for salvar um contato, adicione-o à sua conta Google. O aparelho sugere automaticamente a sincronização dos contatos, portanto basta adicionar os contatos normalmente e selecionar a opção Contatos Google. Assim, eles ficarão disponíveis em contacts.google.com, permitindo a consulta de qualquer aparelho com conexão à internet.

Usando o LED da câmera como lanterna

Se você veio de algum aparelho rodando a ROM CyanogenMod, provavelmente já deve ter utilizado o recurso de lanterna, que fica disponível na barra de configurações rápidas. Basicamente, o recurso ativa o LED do flash, simulando uma lanterna. O leitor Thyel descobriu que é possível obter o mesmo resultado com o aplicativo Power Toggles, disponível no Google Play Store. Basta baixá-lo, adicioná-lo à barra de notificações (ou adicionar o widget na homescreen) e clicar no ícone da lanterna – o raio.

PowerToggles Lanterna - Moto G (ShowMeTech)

Modo confidencial / número oculto

Sinceramente, não vejo muita utilidade nesse recurso, mas muita gente usa. Se você deseja ocultar seu número de telefone, abra o discador, toque no botão menu e selecione configurações. Depois, vá em Config. de ligações do sim. Selecione o chip desejado, toque em Configurações Adicionais e acesse ID de Chamada.

Ocultar Número Modo Confidencial - Moto G (ShowMeTech)

QuickOffice como gerenciador de arquivos.

Ao contrário do que pensávamos, o Moto G tem sim um (ótimo) gerenciador de arquivos: o QuickOffice (simo mesmo que você utiliza para criar e ler documentos). Com ele, conseguimos gerenciar arquivos no aparelho, além da possibilidade de compartilhá-los por bluetooth ou outros aplicativos.

Compartilhando arquivos ou músicas via bluetooth utilizando o QuickOffice.

Abra o QuickOffice, selecione Armazenamento interno e navegue até a pasta onde os arquivos estão localizados.

  1. Observe que ao lado de cada arquivo, há uma caixa de seleção.
  2.  Selecione os arquivos desejados.
  3. Clique no botão menu (os três pontinhos no canto superior direito) e selecione compartilhar. Agora, selecione bluetooth.
  4. Ligue o Bluetooth do aparelho e escolha o aparelho destinatário.
  5. No aparelho destinatário, aceite a solicitação de transferência do arquivo.
  6. Pronto. O arquivo deve ser transferido rapidamente.

QuickOffice - Moto G (ShowMeTech)

Sincronizar contatos do Facebook (e suas fotos)

Sincronizar as fotos de contatos do aparelho com o Facebook parece uma tarefa árdua, mas não é. O aplicativo oficial do Facebook não possui o recurso de forma nativa, sendo necessário utilizar aplicativos de terceiros. Recomendo dois: o Sync.Me (gratuito) e o HaxSync (pago, temporariamente indisponível no Google Play). Ambos permitem a sincronia de fotos e últimas atualizações dos contatos direto do aplicativo Pessoas.

Acesso Root

As primeiras opções para rootear o aparelho já surgiram na web, mas exigem conhecimento técnico mais elaborado e existem grandes riscos de danos ao aparelho. Estamos de olho! Assim que um método seguro e eficiente de rootear o Moto G for disponibilizado, postaremos um tutorial completo. ;)

Atualização para o Android Kit Kat (4.4.2)

Os aparelhos adquiridos nos EUA já começaram a receber a atualização. Até janeiro, todas as localidades receberão a nova versão do Android. Leia a notícia completa aqui e fique ligado no ShowMeTech para mais informações.

Você é usuário do Moto G e acha que ficou faltando algo ou tem alguma dica? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Fonte: http://showmetech.band.uol.com.br/moto-g-dicas-para-aproveitar-melhor-seu-novo-smartphone/#ixzz2rG7NVap8


Informática, Tecnologia